Adote uma linguagem Protagonista

Quando nos deparamos com um problema, não devemos correr para consertá-lo, mas sim “abrir o capô” e entender sua causa raiz.

Aroldo Chequeller

8/26/20221 min read

Frequentemente vemos as pessoas atribuir a causalidade à fatores que estão além de seu controle, porém isso é um grande equívoco. Tal atitude torna a si, aos processos e as pessoas ao seu redor inaptos a melhorar. O dia a dia é cercado de situações que na maioria das vezes resumem-se a resolver problemas. Por isso, sob essa ótica precisamos assumir o protagonismo e não o vitimismo.

Ser protagonista não quer dizer ser o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha, mas sim assumir a responsabilidade. A imagem mostra nitidamente que as declarações da vítima diz: “eu não estou no comando”, enquanto o protagonista afirma: “Eu tomo a decisão”. Pode parecer bobagem, mas isso influencia e muito o dia a dia. Em vez de dizer: “A reunião me atrasou”; diga: “Fiquei até mais tarde na reunião”.

Perceba que neste último exemplo os fatos continuam os mesmos, o que muda é a narrativa. Além disso, o expressar a situação dessa maneira, saímos do banco do carona e nos colocamos como motorista estando mais propício as oportunidades de ação e aprendizado que antes estavam escondidas.

Fonte: Liderança e Propósito, Fred Kofman.