Como aprender Lean!

O Lean manufacturing pode ajudá-lo e ajudar a sua empresa de uma maneira gigantesca.

10/10/20236 min read

O lean manufacturing pode ajudá-lo e ajudar a sua empresa de uma maneira gigantesca. Mas como você aprende lean? Claro, existem muitos certificados de Lean Six Sigma Black Belts e outros disponíveis online, mas eles realmente fazem você entender o lean? Neste post, confira sugestões sobre como aprender lean. Essas podem ser seguidas por pessoas com acesso a um chão de fábrica real para trabalhar. No entanto, também incluí sugestões para pessoas, por exemplo, estudantes, que não têm acesso a um chão de fábrica. Nesse caso, você pode fazer... vamos chamar de "Melhoria Residencial". Vamos dar uma olhada em algumas ações sugeridas para aprender a fazer lean!

Cursos Online e Certificados

Existem inúmeros cursos online disponíveis que afirmam certificar você em lean. Os cursos Six Sigma parecem ser especialmente populares. O mais barato que encontrei certificará você como Lean Six Sigma Black Belt por £59, embora afirmem que leva seis meses. Se você quiser mais rápido, pode obter um curso Certified Six Sigma Black Belt por $99 com 50 perguntas em 60 minutos. Se isso ainda for caro demais para você, basta criar e imprimir um certificado você mesmo. Afinal, o termo não é protegido.

De qualquer forma, não confio muito em certificados lean online, embora haja uma grande demanda por eles no mercado. Fazer um curso online em lean é como um curso online de mergulho. Não importa quão bom seja o curso, ele não vai fazer de você um mergulhador proficiente. Da mesma forma, ler um livro realmente bom sobre como dirigir um carro não o preparará de forma alguma para dirigir um carro. A teoria, é claro, tem seu lugar no aprendizado do lean, mas é mais um papel de apoio.

Aprendendo Fazendo!

A parte mais importante do aprendizado lean é realmente fazê-lo! Assim como aprender a dirigir ou aprender a mergulhar, a parte mais importante é realmente fazê-lo! Saia e pratique lean melhorando seu sistema.

Claro, se você é iniciante, deve procurar casos fáceis primeiro. Assim como quando você aprende a dirigir, não começa com uma Ferrari durante o horário de pico em uma tempestade de neve em Nova York. Você precisa de um playground seguro e fácil para o lean. Tente trabalhar em uma área onde um erro não quebrará a empresa, mas é algo que pode ser facilmente corrigido. Além disso, tente pegar uma área onde você possa ter ciclos rápidos de melhoria. Se qualquer mudança tiver um atraso de seis meses porque você precisa de novas ferramentas fabricadas, será difícil aprender.

Esses ciclos rápidos de melhoria também são mais fáceis se você melhorar um processo que acontece com frequência. Se você quiser melhorar seu inventário anual... bem... acontece apenas uma vez por ano. Ajuda se a melhoria for fácil de ver e entender. Se você precisar de uma hora de análise apenas para ver se algo mudou, será difícil aprender. Por todas essas razões, tente evitar qualquer coisa relacionada ao seu sistema ERP ao aprender lean. Mudar seu software ERP geralmente precisa de um programador, é difícil de ver, leva tempo e pode quebrar a empresa se não funcionar. Observe que essas limitações são apenas para aprendizado. Mais tarde, você eventualmente também terá que enfrentar problemas que são arriscados, lentos, infrequentes, difíceis de ver ou (arrepio!) envolvem seu sistema ERP.

Você certamente será capaz de encontrar um problema em sua empresa que precisa de melhorias e se encaixa nos critérios acima. Mesmo que não, você sempre pode praticar lean em casa. Afinal, em casa você também tem muitos processos frequentes, como lavar roupa, reabastecer consumíveis, limpar o quarto e muitos outros. Você pode fazer um FIFO para seus pratos de jantar? Você pode estabelecer um sistema de pull simples para consumíveis? Temos sistemas de pull para papel e tinta de impressora, entre outros. Você pode coletar dados sobre um problema mais complicado? Por exemplo, nossa máquina de lavar tem o hábito de parar às vezes, mas raramente. Cerca de um mês atrás, começamos a rastrear ciclos de lavagem no papel e anotamos quando parou e quando não, para descobrir a causa do problema.

A vantagem de praticar lean em casa é que você está no controle total... só precisa coordenar com seu cônjuge e filhos. O risco é gerenciável, os ciclos são rápidos, é fácil de entender e sua casa provavelmente não usa um sistema ERP 🙂.

Aprender lean é aprender fazendo. Apenas estudar a teoria não ajudará. No entanto, a teoria é importante para ajudar na prática. Você aprende a dirigir em um carro, mas é complementado por estudo em sala de aula. Você aprende a mergulhar na água, mas também há palestras teóricas. Da mesma forma, ao fazer lean, os experimentos em seu playground lean devem ser complementados pela teoria.

Mas, novamente, você deve começar com um projeto de melhoria real no qual pratique suas habilidades. Portanto, a teoria deve atender às suas necessidades para o projeto de melhoria. Se sua melhoria envolve otimização de troca (SMED), não há necessidade de estudar mapeamento de fluxo de valor neste momento, embora possa ser de interesse para um problema posterior. Portanto, encontre boas fontes sobre como fazer lean. Ouvi dizer que existe um site que é All About Lean... caramba, me pergunto onde vi isso...

Simulações

Uma maneira popular de aprender lean é fazer simulações e jogos. John Bicheno escreveu um livro inteiro de jogos e simulações lean repleto de jogos lean, a maioria deles para grupos. Muitos institutos que oferecem cursos em lean e métodos relacionados usam simulações e jogos. Dependendo do seu projeto de melhoria, diferentes jogos podem ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos sistemas de manufatura e de suas pessoas.

No entanto, aqui também essas simulações e jogos são apenas uma ajuda. Não importa quão elaborada seja a simulação, ela é apenas uma cópia pálida da realidade. Mesmo as fábricas de treinamento sofisticadas carecem dos detalhes de um sistema de produção real que funciona sob pressão de custo e tempo. Para fazer uma simulação realista, são necessários mais recursos do que o normalmente disponível. Pense na NASA treinando astronautas. Você não pode voar para a lua e descobrir os detalhes no caminho. Mas mesmo assim, as simulações não são tão boas quanto a realidade. Portanto, simulações podem ajudar, mas de forma alguma podem substituir a experiência prática.

Treinador, Mentor, Amigo e Outro Suporte

O que pode ajudá-lo, no entanto, é outra pessoa para trabalhar com você. Idealmente, essa outra pessoa tem mais experiência lean do que você (ou seja, um treinador ou mentor). Seu caminho para o lean pode ser acelerado pelo conhecimento deste mentor. No entanto, não espere que o treinador tenha todas as respostas. Pelo contrário. Na minha opinião, um bom treinador nunca deve dar as respostas, mas deve fazer as perguntas certas!

Se você tiver sorte, haverá um treinador ou mentor por perto que tenha tempo para trabalhar com você. Mas é igualmente provável que você não tenha esse suporte. Mesmo assim, ajuda trabalhar junto com outra pessoa. Mesmo que essa pessoa não saiba mais sobre lean do que você, vocês podem ponderar problemas juntos. Portanto, procure se associar ou até mesmo formar um pequeno grupo de colegas de estudo para aprender uns com os outros. Embora nenhum de vocês possa ter a resposta completa, todos vocês podem ter algumas peças do quebra-cabeça para a solução.

Independentemente de quantos treinadores você tenha, você deve sempre trabalhar junto com as pessoas que usam o sistema que você está melhorando. Eles podem não saber tanto sobre lean quanto você, mas provavelmente sabem muito mais sobre o sistema do que você. Portanto, você definitivamente pode aprender com eles também.

Finalmente, se você já é mais experiente e está treinando ou orientando outra pessoa, também pode aprender com ela. Você se lembra quando eu disse "um bom treinador nunca deve dar as respostas, mas deve fazer as perguntas certas"? O aprendiz pode responder às perguntas de uma maneira que você espera, mas muitas vezes as respostas são algo que você não pensou sozinho. Quando oriento ou treino outras pessoas, também aprendo com elas.

Resumo

Aprender lean não é uma tarefa para um fim de semana. É uma longa jornada. É como aprender outro idioma; leva tempo e prática para se tornar fluente. Dependendo do nível de habilidade que você deseja alcançar, o aprendizado nunca termina. É muita prática fazendo projetos de melhoria. É (muitas vezes) uma série de tentativas e erros e tentar novamente até ter sucesso. Agora, saia, aprenda fazendo e organize sua indústria!

Referências

Bicheno, John. The Lean Games and Simulations Book. Buckingham: Picsie Books, 2014.

Texto traduzido. Fonte: https://www.allaboutlean.com/how-to-learn-lean/