Recentemente fomos na fábrica da Toyota e queremos compartilhar alguns pontos interessantes que presenciamos durante as 2h15 dessa experiência incrível.
A visita foi pelo programa Toyota Tour. Se você tiver interesse em conhecer, confira o link nos comentários.
⚙️TRABALHO PADRONIZADO e SINCRONISMO
A fábrica funciona como uma verdadeira orquestra, onde cada movimento é coordenado e “refinado”. É possível ver isso nas montagens, nos mizusumashis, nos setups, por tudo. Destacando que tudo isso numa linha de montagem que trabalha em fluxo unitário (modelos e cores diferentes a cada carro).
A questão que fica é: como chegar nesse nível de excelência? Com certeza isso passa por vários fatores, mas 2 deles devem ser:
👥 DOJOS e CULTURA DE CAPACITAÇÃO
Os Dojos estavam presentes por toda a fábrica, destacando a importância de preparar as pessoas para realizar o trabalho com segurança e eficiência. Destacamos que não eram simplesmente salas de treinamentos, eram espaços pensados e construídos para o treinamento de funções específicas, com diversos elementos que replicavam o trabalho real.
🚦 MUITOS ANDONS E MUITOS ANDONS ACIONADOS!
Isso evidencia a cultura de expor e solucionar problemas. Isso é uma das bases de Kaizen. Ter segurança psicológica para expor e desenvolver melhorias para problemas reais, impulsionando o desempenho continuamente.
🖋️ SIMPLICIDADE
Em plena era da i4.0, vimos kanbans físicos, demonstrando que abordagens simples e visuais podem ser eficazes na gestão do fluxo de trabalho.
Também vimos planilhas de Excel na fábrica. Não conseguimos ver exatamente a aplicação, mas vale lembrar que o rápido processo de experimentação com soluções funcionais (não perfeitas) muitas vezes nos leva mais rapidamente a soluções melhores. Rodar várias vezes o PDCA com pequenas melhorias pode valer mais a pena do que grandes projetos com soluções perfeitas que custam a sair do papel.
🙋🏻Sem dúvidas, empresas que investirem consistentemente nesses aspectos ao longo do tempo terão resultados acima da média, assim como a Toyota.
💪 Assim como na sua empresa, a Toyota também enfrenta desafios com pessoas e cultura. Logo no início da visita foi nos explicado sobre o "Yoshi Yoshi" (prática feita para garantir a segurança ao atravessar ruas). Entretanto, durante a visita vimos colaboradores realizando perfeitamente o Yoshi Yoshi e funcionários que não fizeram. Portanto, a lição é que não devemos usar a “cultura” como justificativa para resultados ruins. A Toyota também enfrenta desafios com colaboradores, mas isso não os impediu de avançar. Desafios vão existir e devemos trabalhar para superá-los.
Se você tiver a chance de visitar, não hesite!







